info@fundacaoameliademello.org.pt

Bolsas de Investigação Fundação Amélia de Mello

A Fundação Amélia de Mello lança três bolsas no valor de 150 mil euros cada, para projetos de investigação nas áreas de:

3 Bolsas 1024x574

A Fundação Amélia de Mello dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do seu compromisso social, anuncia a criação das Bolsas de Investigação Fundação Amélia de Mello, pondo em prática uma nova ambição e aposta na investigação desenvolvida em Portugal e reposicionando o modelo de atribuição de Bolsas.

Com base na experiência adquirida, entende-se que faz sentido adotar uma nova política visando um investimento virado para um futuro “mais próximo” da atualidade e dos problemas e oportunidades que se colocam. Faz-se também a associação a personalidades marcantes da sociedade portuguesa que, nomeadamente, tiveram um papel de excecional importância na Fundação. Assim, aproveitando a experiência dos 3 prémios de investigação, criados no contexto das comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, evolui-se para um patamar diferente, associando os nomes de personalidades de caráter marcante da Família José de Mello, como foram Amélia da Silva de Mello, Jorge de Mello e José Manuel de Mello.

Na linha da iniciativa concretizada nos últimos três anos com os Prémios Alfredo da Silva, irão ser privilegiadas as áreas da descarbonização, da inovação na indústria e da inovação social. Promove-se uma ligação com os nomes das pessoas e das áreas em que tiveram particular destaque ao longo da sua vida, pelo que as bolsas passarão a ter a seguinte denominação:

Bolsa José Manuel de Mello – Empreendedorismo

Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação

Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social

Estas bolsas visam distinguir projetos de investigação que estejam focados na procura da transformação real. Supõe-se uma prova de conceito visando criar valor a partir de ideias e oportunidade de base científicas que necessitam de validação e desenvolvimento adicionais, com implementação dentro do tecido empresarial.

As BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO AMÉLIA DE MELLO serão lançadas anualmente, uma por cada ano, e pretendem reforçar o foco no apoio aos investigadores que desenvolvem a sua atividade em Portugal, estejam ou não integrados em universidades.

Bolsa Jmm 1559x873

CANDIDATURAS ATÉ 30 DE ABRIL DE 2024

Uma bolsa de investigação da Fundação Amélia de Mello em parceria com o BCSD Portugal que pretende distinguir e ser um suporte financeiro aos empreendedores com projetos originais nos domínios da sustentabilidade e da descarbonização.

Bolsa Jm 1559x873

CONCURSO A REALIZAR EM 2025